domingo, 9 de junho de 2013

Primavera Express – Mini Guia do utilizador

1 - Instalação 
  • Para poder efetuar o download de PRIMAVERA EXPRESS deve começar por se registar no site da PRIMAVERA, indicando os dados solicitados; 
  • Receberá de imediato por email a notificação de registo efetuado.
Por se registar no site da PRIMAVERA BSS passará a receber as notificações sobre as novas versões que venham a ser disponibilizadas e, também, informação sobre truques e dicas úteis para a utilização do seu produto. 
Para o download do produto use o link que faz parte do e-mail que recebeu após o registo. 
Escolha preferencialmente a opção SAVE de modo a guardar o ficheiro no disco antes de proceder à sua instalação. 
O tempo para o download dos 170 Megabytes dependerá dos recursos que tem disponíveis, especialmente da largura de banda utilizada. 

2 - Introduzir os dados da empresa 
  • Comece por abrir o programa Administrador
  • Posicione-se na empresa EXPRESS - Empresa de Trabalho
  • Com o botão direito do rato escolha a opção Propriedades e preencha os campos principais com a informação sobre a sua empresa que irá constar nos documentos a emitir: 
                 - Nome da empresa, Morada, Nº Contribuinte… 

3 - Abertura da empresa 
Abra o programa PRIMAVERA EXPRESS. O produto traz consigo duas empresas criadas: 
  • Uma empresa de demonstração que lhe será útil para poder consultar, por exemplo, a forma como as tabelas são preenchidas; 
  • Uma empresa, de nome EXPRESS, que será a empresa a utilizar para registar as suas operações. Escolha esta última para poder seguir com os seus trabalhos. 
 4 - Criação de artigos
Agora que entrou no produto, constatará que as tabelas principais, Artigos e Clientes, não estão naturalmente preenchidas. 
  • É precisamente por aí que deve começar. 
  • Abra a tabela de artigos e através da opção NOVO aceda ao registo de um artigo 
  • Preencha os dados solicitados pelos vários separadores ativos 
  • Não se esqueça principalmente dos seguintes campos: Tipo de Artigo, Taxa de Iva, PVP do artigo. 
Se não pretende gerir o stock de determinado artigo deve desativar a opção Movimenta Stock. 
  • Depois de preencher os campos da ficha do artigo, GRAVE o registo. 
  • Repita a operação para a introdução de todos os artigos. 

 5 - Criação de Clientes 
Siga o processo descrito para os Artigos, mas agora para a tabela de Clientes. Verá que esta tabela já tem registado um cliente de código VD, para utilização nas vendas para clientes indiscriminados, por exemplo as Venda a Dinheiro. 
Preencha todos os dados solicitados nos primeiros quatro separadores da ficha do Cliente, de modo a poder faturar de seguida sem problemas.  

6 - Entrada em Stock 
Para dar entrada de stock escolha a opção Stocks no navegador. Escolha o documento Entrada Stock e introduza os artigos e respetivas quantidades e valores. 
Agora que tem Clientes e Artigos introduzidos podem passar de imediato à emissão dos documentos de vendas. No entanto, caso pretenda gerir stocks, deve começar, não sendo obrigado a tal, por registar as entradas da mercadoria. Se não o fizer, aquando da emissão da fatura será notificado sobre a inexistência do artigo em stock. Pode, no entanto, confirmar a fatura, ficando o stock do referido artigo com unidades negativas, situação que poderá atualizar a qualquer momento através de uma entrada em stock, na opção 
de stocks. 

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